O OBA – Observatório Ambiental da Amazônia Legal – é uma plataforma digital que serve de repositório de dados de grupos de militância ecológica relativos à Amazônia Legal, com foco no Brasil. Ele está ligado ao projeto, coordenado por Lucia Santaella, Pensar e Agir no Antropoceno, originado de um projeto Pipeq (PUC-SP) e expandido no projeto Fapesp (2022/05866-5). Este projeto desenvolve pesquisa prática, teórica e conceitual, visando fazer avançar o conhecimento sobre a nova época geológica da Terra - o Antropoceno.
Armazenar, divulgar e visibilizar a produção do ativismo ambiental de grupos e movimentos culturais, de coletivos artísticos e iniciativas do terceiro setor no Brasil com projetos voltados à Amazônia Legal.
Trazer um panorama atual (pé na realidade) do que tem sido produzido no Brasil por parte dos grupos de militância ecológica enquanto forma de pensamento e guia de suas ações e oferecer subsídios para a desconstrução de dicotomias e separações isolacionaistas entre fisio, a eco e a tecnoantroposfera, com o intuito de romper com as divisões dualistas herdadas de Descartes.